Início
>
Mais
>
Notícias
>
USINA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA EM FERNANDO DE NORONHA PASSA A OPERAR COM ENERGIA SOLAR

USINA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA EM FERNANDO DE NORONHA PASSA A OPERAR COM ENERGIA SOLAR

Article image Atualmente, 65% da água potável consumida em Fernando de Noronha passa pelo processo de dessalinização. Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Neste sábado (8), o secretário Almir Cirilo acompanhou a visita da governadora Raquel Lyra ao Projeto Noronha Verde. Na ocasião, a chefe do executivo anunciou que a Estação Dessalinizadora do arquipélago passará a operar com energia 100% renovável, produzida a partir de fontes solares — um avanço importante na transição ecológica e no uso responsável dos recursos naturais da ilha.

Executado em parceria com o Ministério de Minas e Energia, o projeto garantirá que a produção de água potável em Noronha ocorra de forma limpa, eficiente e alinhada às metas de preservação ambiental perseguidas pelo Estado.

Atualmente, o processo de dessalinização da água do mar em Fernando de Noronha  corresponde a 65% do abastecimento no local, que é complementado com a captação da água do Açude do Xaréu, tratada na Estação de Tratamento de Água da Compesa – ETA Noronha, e, ainda, por poços artesianos.

 

A governadora visitou também as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da ilha. Foto: Yacy Ribeiro/Secom

VISITA - Durante sua estadia no arquipélago, a governadora também visitou a obra de ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário do arquipélago que está em fase de execução. Na etapa atual, estão sendo realizadas as atividades de concretagem das bases dos tanques, ação fundamental para a estruturação das unidades operacionais da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Boldró.