Realizamos, nesta terça-feira (10), a segunda das cinco reuniões que antecedem a formalização da criação do Sistema Integrado de Saneamento Rural – Sisar Agreste Central – a quinta unidade do Sisar em Pernambuco. Durante o encontro, ocorrido no Auditório Luiz Gonzaga, do Campus Agreste da UFPE, em Caruaru, foi apresentada a integrantes das associações rurais dos 26 municípios da região, a proposta de criação e o funcionamento da política pública do Sisar. Após a exposição, os presentes votaram pela aprovação da medida e deram sinal verde para que o processo de implementação prossiga.
O Sisar é uma start up social, que leva soluções de abastecimento para localidades rurais onde não existe cobertura pelos serviços públicos. Os sistemas do Sisar são geridos pelas próprias comunidades beneficiadas, desde o cadastro das residências que irão receber água nas torneiras, à instalação do hidrômetro, medição do consumo e cobrança das contas. Em Pernambuco, já existem quatro unidades implantadas: Sisar Moxotó, Sisar Pajeú, Sisar Sertão Central/Araripe e Sisar Sertão do São Francisco.
Os dois próximos encontros de implementação do Sisar Agreste Central serão para a criação do estatuto, que será submetido a análise e aprovação em assembleia na última reunião, prevista para ocorrer no dia 29 de julho, também em Caruaru.