O secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo, visitou, neste sábado (16), com a governadora Raquel Lyra, as obras da Adutora Serro Azul, no trecho localizado no município de Palmares, na Zona da Mata Sul do estado. O projeto deve entrar em fase de testes no próximo mês de dezembro e vai beneficiar cerca de um milhão de pessoas com água tratada nas torneiras. O empreendimento recebe um investimento é de R$ 220 milhões, fruto de uma parceria com o BID – Banco Interamericano do Desenvolvimento.
A adutora começa próximo ao maciço da Barragem Serro Azul, em Palmares, seguindo no sentido do Agreste Central, pelas margens das rodovias estaduais, até chegar ao município de Bezerros, onde será interligada à Adutora do Agreste. Quando concluído, o Sistema Adutor de Serro Azul terá capacidade de transportar 500 litros de água para por segundo até este ponto de interligação com a Adutora do Agreste.
O sistema será composto, em sua 1ª etapa de operação, por 04 estações elevatórias; 58 km de adutoras; reservatório de 4.500 m³ e subadutoras que se interligarão às ETAs de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, por meio da Adutora do Agreste. São beneficiadas, nesta etapa, as cidades de Caruaru, Bezerros, Gravatá, podendo se integrar - por tubulações existentes - a Cumaru, Passira e Riacho das Almas.