Início
>
Mais
>
Notícias
>
Parque janelas para o rio do município de escada é o quarto de seis equipamentos semelhantes que serão entregues aos municípios banhados pelo rio Ipojuca

Parque janelas para o rio do município de escada é o quarto de seis equipamentos semelhantes que serão entregues aos municípios banhados pelo rio Ipojuca

Foi inaugurado, na tarde da última quinta-feira (18), o Parque Ambiental Janelas para o Rio do município de Escada. O espaço é destinado à prática de atividades de lazer e esportes, aliando áreas de convivência a iniciativas de preservação ambiental e à proteção do Rio Ipojuca. O valor total do projeto foi de R$ 8.515.666,61 .

Construído numa área de 104.874,98 m² e concluído no último mês de abril, após 19 meses de obras, o equipamento dispõe de anfiteatro, viveiro de mudas, pistas de caminhada e corrida e de skate, playgrounds infantis, campos de futebol e academia de ginástica. Tem ainda um espaço destinado à educação ambiental, com vista panorâmica para a área de reposição florestal e do Rio Ipojuca e um bloco administrativo, com quiosques, sanitários e reservatórios, superior e inferior.

 

Sobre o Janelas para o Rio

O projeto Janelas para o Rio foi elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca. A iniciativa visa revitalizar áreas ribeirinhas, promovendo espaços de conscientização ambiental e lazer para a população que vive nas áreas banhadas pelo Rio Ipojuca.

 

O contrato previu a construção de seis parques, em seis cidades localizadas na bacia do Rio Ipojuca, sendo os equipamentos sempre instalados em terrenos cedidos pelas prefeituras contempladas e obrigatoriamente às margens do rio. Já foram entregues os parques das cidades de: Gravatá, São Caetano, Belo Jardim e agora, Escada. Já está pronto, com previsão de inauguração no próximo mês o parque de Bezerros. E o sexto parque, na cidade de Caruaru, está em obras. O projeto foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem a gestão da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento.