Início
>
Mais
>
Notícias
>
Combate ao furto de água, retomada dos programas de instalação de cisternas e a ampliação do abastecimento foram as prioridades elencadas pela população para a pasta de recursos hídricos nas primeiras plenárias da caravana “Ouvir para Mudar”
População

Combate ao furto de água, retomada dos programas de instalação de cisternas e a ampliação do abastecimento foram as prioridades elencadas pela população para a pasta de recursos hídricos nas primeiras plenárias da caravana “Ouvir para Mudar”

No primeiro final de semana de plenárias do Movimento Ouvir para Mudar, a população das microrregiões do Sertão do Araripe, Central, de Itaparica e do São Francisco compareceu massivamente às plenárias e elegeu suas prioridades para o setor dos recursos hídricos em Pernambuco. Dentre as ações solicitadas pelos sertanejos, estão o desenvolvimento de programas de reuso de água, sistemas de captação de águas pluviais, ações de combate ao furto de água, a execução de grandes obras, como a Adutora de Negreiros, o fortalecimento das políticas de ampliação do acesso a água e esgoto para a zona rural do estado, entre outras reivindicações.

 

“Nós temos projetos para todo o estado, mas ouvir o povo apontar aquilo que tem mais urgência para quem convive com essas dores é algo muito precioso. Nós ouvimos aqui, por exemplo, o pedido de retomada dos programas de construção das cisternas rurais, seja para o consumo humano, seja para atividades produtivas, de todos os tamanhos. Este é um programa que, em gestões passadas do Governo Federal, programou a instalação de 1 milhão e 300 mil cisternas, com o apoio dos governos estaduais, mas que parou de ser executado. E nós precisamos voltar nosso olhar para ele”, analisou o secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo.

 

No total, serão doze cidades visitadas durante o mês de setembro, dando a oportunidade dos pernambucanos de discutirem, nas salas temáticas de interesse, propostas de políticas públicas para as áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia; segurança e cidadania; saúde e qualidade de vida; agricultura e meio ambiente; água e habitação e infraestrutura e dinamismo econômico. Todas as contribuições irão compor a construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 - o planejamento orçamentário da gestão estadual para os próximos anos.

 

“É muito importante esse projeto Ouvir para Mudar. Nós tivemos outros governos passados que fizeram um trabalho parecido com esse, mas que não chegou a funcionar. Hoje em dia, nós temos uma população que cobra mais e que é mais organizada. Então, ouvir a população é importante porque vai acabar com aquela velha história dos projetos, das determinações que vêm de cima para baixo. Incluindo a população nas decisões, certamente, a coisa vai funcionar bem melhor, porque as ações vão atender os anseios das pessoas”, avaliou o aposentado Matias Silva, morador de Bodocó, que compareceu à plenária na cidade de Ouricuri e participou da sala temática com tema Água e Habitação.

 

Petrolina, Ouricuri e Salgueiro foram os primeiros municípios visitados. E o trabalho segue ao longo deste mês, percorrendo outras nove cidades, sempre com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause e todo o secretariado do Governo do Estado. “O programa vai nos ajudar a planejar as grandes soluções estruturadoras, que podem mudar as feições do estado, mas vai nos fazer pensar também nas soluções possíveis no aqui e agora. As pequenas ações, nós já temos implementado com os recursos que já estão disponíveis. E para as grandes, nossa governadora tem se empenhado em atrair os investimentos necessários”, finalizou Almir Cirilo.