Nos últimos dias 7 e 8 de novembro, o time da Secretaria Executiva de Saneamento da SRHS-PE participou do workshop “Regulamento de Aquisições do Banco Mundial”, que aconteceu no Hotel Transamérica, na zona sul do Recife. O treinamento teve o objetivo de capacitar as equipes envolvidas na elaboração do Programa de Saneamento Rural de Pernambuco – Prosar PE, que será executado a partir de um investimento na ordem de R$ 600 milhões, fruto de uma parceria do Governo do Estado com o banco.
“O Prosar PE irá beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas, de 106 municípios pernambucanos, com um conjunto de ações que visam ampliar o acesso a água nas comunidades rurais do estado. Será o primeiro programa estadual de investimento público exclusivo para a oferta dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário para o atendimento à população rural, historicamente esquecida e invisibilizada em nosso estado”, explicou o secretário executivo de saneamento do estado, Artur Coutinho e coordenador geral do Prosar PE.
Ao longo dos últimos oito meses, equipes do Banco Mundial e da SRHS-PE vem cumprindo etapas que antecedem a liberação do empréstimo, que incluem visitas a campo, reuniões e encontros, capacitações e articulações junto a órgãos e entidades que representam o público-alvo do programa e a confecção dos projetos que serão financiados com estes recursos. A expectativa é de que o acordo seja assinado ainda no primeiro semestre de 2024.
O Prosar PE tem gestão da SRHS-PE, mas integra a participação multidisciplinar de agentes de outras pastas. "O treinamento pode proporcionar o conhecimento necessário para a criação de termos de referência em conformidade com os requisitos do banco. Órgãos como SRHS, Compesa, Apac e Secretaria de Administração, que têm vínculos diretos ou indiretos com o Prosar, podem adquirir e aprimorar todas as habilidades necessárias para elaborar futuros contratos que serão usados nas aquisições do programa.", avaliou Bruna Soares, gestora de planos de infraestrutura e Recursos Hídricos.



