O secretário executivo de saneamento do estado, Artur Coutinho, esteve em viagem pelo interior do estado esta semana, onde, entre outras agendas, visitou a cidade de Pedra, no Vale do Ipanema, Agreste pernambucano. Na ocasião, o secretário, acompanhado do diretor Regional da Compesa, Igor Galindo, do gerente de unidade de negócios da Compesa, Amauri Olímpio e do representante da Casa Civil, Popó Vaz, visitou as obras de instalação da nova Estação de Tratamento de Água – ETA da cidade.
Considerada de última geração, a unidade de ultrafiltração tem maior capacidade de eliminar partículas de impurezas - sólidas ou até as invisíveis a olho nu. O equipamento, que está entre os mais modernos do mundo, é projetado para tratar 50 litros d’água por segundo e será o primeiro deste porte em Pernambuco.
“Trata-se de um investimento de mais de R$ 8 milhões, que demonstra a sensibilidade da Governadora Raquel Lyra em melhorar a qualidade de vida da população, não só de Pedra, mas da região, uma vez que esta ETA tem capacidade de atender o dobro da demanda da cidade, com água de mais qualidade e maior vazão”, enfatizou Artur Coutinho.
O secretário executivo também visitou o município de Arcoverde, no sertão do estado, onde participou da plenária do conselho administrativo do Sistema Integrado de Saneamento Rural, SISAR Moxotó. Acompanhado do gerente geral do SISAR PE, Alexandre Santana e de integrantes da equipe de gestão tática do programa, Coutinho debateu os avanços da política de instalação de sistemas simplificados de abastecimento para a região.
O grupo também visitou a unidade da Cáritas Brasileira na cidade de Pesqueira, num encontro que teve o objetivo de estreitar os laços com a sociedade civil organizada, fortalecer as parcerias e construir novas e futuras ações que levem segurança hídrica à população rural do estado.