Nesta sexta-feira (15), a governadora Raquel Lyra anunciou, durante a plenária realizada em Salgueiro – no Sertão Central do estado – da caravana Ouvir para Mudar, a ordem de serviço para o início da obra de recuperação da Barragem Poço Grande.
Localizada na bacia do rio Terranova, sobre o riacho Traíras, no município de Serrita, também no Sertão Central, a Barragem Poço Grande teve sua construção iniciada em 1990. No entanto, a obra nunca foi plenamente concluída. Ao longo dos seus 35 anos de existência, sem passar pela manutenção adequada, vem apresentando graves problemas estruturais que a colocam, segundo parâmetros do Sistema Nacional de Segurança de Barragens, classificada num Nível de Perigo Global de Emergência.

“As obras que hoje anunciamos para o reservatório de Poço Grande irão, não só reparar os problemas estruturais que essa barragem enfrenta hoje, mas também iremos finalmente concluir sua fundação, ampliando sua capacidade de acumulação, que passará de 1,3 para 3,9 milhões de metros cúbicos de água. Ou seja, vamos triplicar sua reservação, finalizando-a e entregando-a à população na sua plenitude, 35 anos depois do início de sua construção. Este é o compromisso do governo Raquel Lyra: garantir segurança e eficiência a um equipamento que passou três décadas e meia inconcluso, levando, com isso, mais água, para o consumo e para a produção agrícola de quem vive no nosso Sertão Central”, explicou Almir Cirilo, secretário de recursos hídricos e saneamento de Pernambuco.
Serão investidos nesta obra R$ 11,8 milhões em recursos do próprio poder estadual, beneficiando quase 20 mil pessoas, moradoras de Serrita e entorno. A previsão é de que as intervenções, que serão executadas pela Concretisa Construtora Ltda – vencedora da licitação da obra, durem o prazo de 18 meses.
Águas de Pernambuco
O Governo de Pernambuco vem empenhando esforços nunca antes registrados na história da gestão dos recursos hídricos do estado, visando adequar-se à Política Nacional de Segurança de Barragens, através de ações de manutenção e recuperação da infraestrutura hídrica, sob responsabilidade da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento. Só no âmbito do Programa Águas de Pernambuco, estão destinados mais de R$ 37 milhões para a realização de obras de recuperação de importantes barragens, tais como: Jazigo, Poço Grande, Nilo Coelho, Ipanema I e Inhumas, respectivamente nos municípios de Serra Talhada, Serrita, Terra Nova, Águas Belas e Garanhuns.
