Início
>
Mais
>
Notícias
>
Governo apresenta a mais de 100 prefeitos detalhes do processo de concessão parcial dos serviços da Compesa
Conselho Participativo

Governo apresenta a mais de 100 prefeitos detalhes do processo de concessão parcial dos serviços da Compesa

Article image
O Governo de Pernambuco apresentou, nesta terça-feira (14), os detalhes do projeto de concessão de parte dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), durante assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Mais de 100 prefeitos, que lotaram o auditório da Amupe, puderam tirar dúvidas sobre o processo, considerado pela gestão estadual fundamental para que o Estado cumpra a meta do Marco Legal do Saneamento, de universalização dos serviços de água e de esgoto até o ano de 2033.
 
 
O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, falou sobre a importância de ouvir os prefeitos como parte da construção coletiva do processo de concessão. “Nós nos sentimos num momento importante para a discussão relativa ao saneamento, um tema tão relevante, que impacta tanto na vida de cada cidadão pernambucano. O Estado desprendeu um grande esforço para encontrar a melhor alternativa possível para a solução do saneamento. Mas essa alternativa não seria completa sem ouvir os prefeitos. Então fizemos isso, de forma transparente, para apresentar o que foi construído e ouvir as contribuições, que serão muito bem-vindas”, afirmou.
 
O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou que o modelo adotado de concessão segue uma tendência mundial, com casos bem-sucedidos. “O modelo que estamos propondo, deixando a Compesa responsável pela produção de água, já foi adotado com sucesso em vários países do mundo. E temos certeza que vamos repetir essa experiência aqui com êxito”, disse.
 
 
A apresentação, com detalhes sobre o processo, foi feita pelo secretário executivo de Parcerias e Projetos Estratégicos, Marcelo Bruto. "Buscamos apresentar aos municípios os desafios para o atendimento do Marco Legal do Saneamento em Pernambuco e como a proposta de concessão contribui para enfrentá-los, com investimentos, metas e   regulação adequada. Foi uma oportunidade para também escutarmos com atenção sugestões, e esperamos, ao longo da consulta, coletar mais contribuições para aperfeiçoamento do projeto", destacou.
 
 
Com o objetivo de garantir a participação popular no processo de concessão, o Governo do Estado vai promover cinco audiências públicas este mês. A primeira delas será realizada nesta quarta-feira (15), no Recife. As outras quatro ocorrerão no interior: Caruaru, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada.