Início
>
Mais
>
Notícias
>
Governadora Raquel Lyra inaugura sistema de abastecimento de água do Rio da Barra, em Sertânia, levando água à população do sertão do Moxotó

Governadora Raquel Lyra inaugura sistema de abastecimento de água do Rio da Barra, em Sertânia, levando água à população do sertão do Moxotó

Nesta quinta-feira (20), o Governo do Estado inaugura a obra de Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do Rio da Barra, no município de Sertânia, no Sertão do Moxotó. A obra compreende uma estação flutuante, para a captação d’água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, seguida da construção de uma estação de tratamento de água e um reservatório apoiado, com capacidade de 200m³. Inclui também uma estação elevatória, com dois sistemas elevatórios, uma estação de tratamento de efluentes, adutoras com 18 km de extensão, dois reservatórios elevados e uma rede de distribuição com extensão de 13,7 km.

 

Toda essa estrutura irá levar água para populações que vivem nas comunidades de Barreiros, Cacimbinha, Maia, Rio da Barra, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique, somando um total de 2.216 pessoas beneficiadas, num investimento total de R$ 3.413.064,26, aporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “Este é mais um passo que damos para chegar mais perto daquele que é uma prioridade deste governo: a universalização do acesso a água em nosso estado. Ainda há muito a ser feito, mas não iremos descansar, em busca de recursos e parcerias, até alcançarmos esse objetivo”, destacou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do estado, Almir Cirilo.

 

O Sistema de Abastecimento de Água do Rio da Barra integra o Sisar - Sistema Integrado de Saneamento Rural, o Sisar - uma startup social que promove a gestão compartilhada de sistemas locais de abastecimento e saneamento, com foco em populações vulneráveis, que vivem em áreas de grande escassez hídrica.

 

Sobre o Sisar

 

Este modelo de política pública é executado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE), com apoio da Compesa e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado. Quatro unidades já foram implantadas em Pernambuco: Sisar Moxotó, com sede em Arcoverde (do qual faz parte o Sistema Rio da Barra, que será inaugurado nesta quinta-feira – 20); Sisar Alto Pajeú, com sede em Afogados da Ingazeira; Sisar Sertão Central & Araripe, com sede em Salgueiro e Sisar Sertão do São Francisco, com sede em Lagoa Grande. Um quinto Sisar está em fase de implantação, beneficiando os municípios da Zona da Mata Sul. Ao todo, o programa já alcança 2.676 localidades de 52 municípios pernambucanos, todas em regiões de baixa disponibilidade hídrica.